BALLET ou BALÉ
Uma das danças mais populares, o ballet possui uma história rica e cheia de detalhes. Diversos espetáculos e peças teatrais foram feitas com base do ballet, além de também atividades físicas que conquistaram as academias. Por isso, vamos contar a história do ballet e como tudo começou até se tornar tão popular.
O ballet pode ser dividido em três tipos: clássico, neoclássico e contemporâneo. Seja como for o estilo, é uma dança que oferece uma experiência única para quem ama arte. Além da sua popularidade, é uma dança admirada no mundo todo, com narrativas que emocionam a plateia.
A história do Ballet teve origem na Europa, no início do século XVI, durante o período da Itália Renascentista.
O primeiro espetáculo registrado, aconteceu em 1489, em comemoração ao casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon.
O ballet era muito apreciado pela nobreza, a dança logo foi introduzida na corte, quando a princesa Catarina de Médici se casou com o rei da França, Henrique II.
Ao chegar na França, o ballet se popularizou e ganhou ainda mais importância durante o reinado de Luís XV, pelo fato do rei também ser um bailarino.
Acredita-se que o ballet só chegou no Brasil por volta do início do século XIX, no Rio de Janeiro. Mas apenas no século XX veio a ter mais interesse das pessoas.
CURIOSIDADES :
- O Ballet não surgiu como o conhecemos ele hoje me dia, o ballet foi mudando de acordo como tempo;
- Até o século XVIII, as roupas eram muito pesadas, com sapatos grandes, vestidos e perucas. Logo depois o tornozelo ficava à mostra e, somente no século XIX as roupas mudaram e é como conhecemos hoje em dia, o famoso TUTU .
- As performances são acompanhadas com um música clássica e possui adeptos em todo o mundo.
- Ao todo existem 5 modelos de estudo do Ballet:
. Francês;
. Cubano;
. Checchet ( origem italiana );
. Royal ( origem inglesa );
. Vaganova ( origem russa ).
Até logo pessoal !!


Comentários
Postar um comentário